(11) 3044-7645, (11) 98439-0114, (11) 3846-6251

Os 10 Hábitos que estão prejudicando a sua visão

Nossos olhos são janelas para o mundo, permitindo que apreciemos cada detalhe ao nosso redor. Por isso, cuidar da saúde ocular é fundamental para manter uma boa qualidade de vida.

No entanto, muitas vezes, hábitos aparentemente inofensivos podem estar prejudicando a sua visão sem que você se dê conta.

1. Excesso de Tempo em Telas sem Pausas

Passar horas em frente ao computador, celular ou televisão é uma realidade para muitos. No entanto, o uso prolongado de telas pode causar fadiga ocular, olhos secos, visão embaçada e até mesmo dores de cabeça.

Solução: A regra 20-20-20 é simples e eficaz: a cada 20 minutos, desvie o olhar para um objeto a 20 pés (cerca de 6 metros) de distância por pelo menos 20 segundos. Além disso, ajuste o brilho das telas e pisque com mais frequência.

2. Coçar os Olhos com Frequência

Embora possa parecer um alívio momentâneo, coçar os olhos vigorosamente pode causar microlesões na córnea, aumentar o risco de infecções e até mesmo contribuir para o desenvolvimento ou progressão do ceratocone.

Solução: Se sentir coceira, tente usar colírios lubrificantes ou compressas frias. Se a coceira persistir, consulte um oftalmologista para identificar a causa.

3. Não Usar Óculos de Sol Adequados

A exposição aos raios ultravioleta (UV) do sol pode causar danos sérios aos seus olhos, como catarata, degeneração macular e pterígio.

Solução: Use óculos de sol com proteção UV 400 sempre que estiver ao ar livre, mesmo em dias nublados. Certifique-se de que as lentes cubram seus olhos completamente.

4. Ignorar Exames Oftalmológicos Regulares

Muitas doenças oculares se desenvolvem silenciosamente, sem apresentar sintomas nas fases iniciais. Apenas um exame oftalmológico completo pode detectar problemas precocemente e permitir um tratamento mais eficaz.

Solução: Consulte um oftalmologista pelo menos uma vez por ano, ou com a frequência recomendada pelo seu médico, especialmente se você tiver histórico familiar de doenças oculares ou alguma condição de saúde que possa afetar a visão.

5. Dormir com Lentes de Contato

Embora algumas lentes de contato sejam aprovadas para uso noturno, dormir com elas aumenta significativamente o risco de infecções oculares graves, úlceras de córnea e outros problemas.

Solução: Remova as lentes de contato todas as noites antes de dormir e siga rigorosamente as instruções de uso e limpeza recomendadas pelo seu oftalmologista.

6. Usar Maquiagem para os Olhos Vencida ou Compartilhada

Produtos de maquiagem vencidos podem abrigar bactérias e causar infecções oculares. Compartilhar maquiagem também pode disseminar germes.

Solução: Troque seus produtos de maquiagem para os olhos regularmente (máscara a cada 3 meses, delineador e sombra a cada 6 meses). Nunca compartilhe seus produtos com outras pessoas.

7. Dieta Pobre em Nutrientes Essenciais

Assim como o resto do corpo, seus olhos precisam de nutrientes específicos para funcionar corretamente. A deficiência de vitaminas e antioxidantes pode aumentar o risco de doenças oculares.

Solução: Inclua na sua dieta alimentos ricos em vitaminas A, C e E, zinco, luteína e zeaxantina, como frutas cítricas, vegetais de folhas verdes escuras, cenoura, peixes gordurosos e ovos.

8. Fumar

O cigarro é um dos piores hábitos para a saúde em geral, e seus olhos não são exceção. Fumar aumenta o risco de degeneração macular, catarata e outras doenças oculares graves.

Solução: Se você fuma, procure ajuda para abandonar o hábito. Sua saúde ocular (e geral) agradecerá.

9. Não Piscar o Suficiente ao Usar Telas

Ao focar em telas, tendemos a piscar menos, o que pode levar ao ressecamento ocular, sensação de areia nos olhos e desconforto.

Solução: Faça um esforço consciente para piscar com mais frequência quando estiver usando dispositivos eletrônicos. Você pode até mesmo fazer pausas curtas para fechar os olhos por alguns segundos.

10. Usar Colírios sem Prescrição ou Compartilhados

O uso indiscriminado de colírios pode mascarar problemas oculares mais sérios e até mesmo causar efeitos colaterais indesejados. Compartilhar colírios também pode disseminar infecções.

Solução: Utilize apenas colírios prescritos por um oftalmologista. Se você está sentindo algum desconforto ocular, consulte um especialista para obter o diagnóstico e tratamento

adequados.


Como a luz azul emitida por monitores pode causar fadiga ocular

A luz azul emitida por monitores pode causar fadiga ocular devido à sua alta energia e capacidade de penetrar mais profundamente nos olhos, causando tensão e desconforto.
Essa luz pode levar à diminuição da frequência com que se pisca, resultando em olhos secos e irritados. Além disso, a luz azul pode afetar o ritmo circadiano, dificultando o sono e contribuindo para a fadiga ocular.

Cuide da Sua Visão com a Visão 20/20

Adotar hábitos saudáveis é essencial para proteger a sua visão a longo prazo. Se você está preocupado com a saúde dos seus olhos ou precisa de um exame oftalmológico completo, agende uma consulta conosco na Visão 20/20.

Nossa equipe de especialistas está pronta para oferecer o melhor cuidado para você e sua família.

Agende sua Consulta Agora!

Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor caminho para manter seus olhos saudáveis e sua visão nítida por muitos anos!

Agende uma consulta

5 + 5 =

De segunda a sexta

Das 8h às 20h

recepcao@clinicavisao2020.com.br

(11) 3044-7645, (11) 3846-6251

(11) 98439-0114

Clínica Oftalmológica Visão 20/20
Rua Alvorada nº 1.289, cj 715 - Vila Olímpia - São Paulo - SP - CEP: 04550-004